Kari Vieira

Minha foto
Rio de Janeiro , RJ, Brazil
Ôdekasa, é uma mania regional das pessoas baterem à porta das casas para pedirem informações... São peculiaridades dos "mineiros",das pessoas do interior, das pessoas simples e bem chegadas... O meu Ôdekasa é isso! Chegue mais, com um sorriso no rosto, a paz do interior, o jeito humilde e prestativo de lhe servir uma caneca de café, uma broa de milho, ouvir histórias, músicas, andar com pés no chão, e com uma ternura no olhar sempre! Toc Toc Toc... ÔdeKasa ! Sejam sempre bem vindos!

13 de abril de 2010

Ilha das flores: Japoneses se transformam para celebrar a floração das cerejeiras

Takako e seu presente para mim...

TÓQUIO - É uma obsessão nacional. Uma espécie de febre rosé que ataca os japoneses uma vez por ano e faz todo o país falar de flores. A floração das cerejeiras - a mais importante data do calendário nacional do Japão - é um espetáculo natural que leva milhões de pessoas às ruas para comemorar como se fosse carnaval. Não, nenhum japonês chega a desfilar seminu nesse frio do início da primavera, mas sob os galhos carregados de flores brancas e cor-de-rosa alguma coisa acontece naqueles corações. O álcool ajuda: bebe-se muito à sombra das árvores, e a formalidade que caracteriza o país é deixada de lado...
A coisa toda só dura uma semana, mas mobiliza o Japão. Cabe à Agência Meteorológica Nacional anunciar quando os botões da flor de cerejeira - sakura - vão se abrir e, a partir daí, não se fala em outra coisa. Este ano, o auge do florescimento foi no último fim de semana . Tóquio ganhou ares de festa de São João misturada a réveillon em Copacabana!




A beleza das árvores impressiona, mas o mais divertido é observar a transformação no comportamento dos japoneses, em geral introspectivos. Assim que é anunciado o início oficial da primavera começam os preparativos para as festas do hanami (o ritual de observação das flores).
No parque de Shinjuku, grupos saídos de várias partes da Ásia estendem lonas azuis sobre o gramado e sacam cestas nada básicas para o piquenique. O arsenal fotográfico, outra obsessão japonesa, incorpora-se à paisagem. Câmeras de última geração, lentes, tripés e celulares coloridíssimos têm sua capacidade testada ao máximo!
Para fazer pose sob galhos mais carregados, só enfrentando fila!!!




Esta é a única época do ano em que os japoneses caminham olhando para o alto - observa os japoneses, admitindo que, em seu país, a maior parte das pessoas costuma andar apressada e com a cabeça baixa...
Mas não é só farra que os japoneses buscam. Como quase tudo no Japão, há uma simbologia por trás do ritual: as cerejeiras são o símbolo da efemeridade da existência do homem, um lembrete de que a beleza da vida é fugaz!!!

A reverência à sakura exemplifica a profundidade do caráter nacional: eles são apaixonados pela vida e se impressionam com a natureza ...

Nossa amiga Takako me mandou essa matéria, e as fotos são dela! Olha que Chic!
TaKako te esperamos neste ano novamente! Seus shushis e a farra aqui em casa é sempre muito bom!! ahh sua cheesecake tb hummmm amo!!!

Um comentário:

Adoro seu comentário ! Um beijo da Kari .